sábado, abril 21, 2007

PDLX07


---
Vou abrir esta postagem, pedindo desculpas antecipadas, por possiveis erros gramaticais, sintaticos, ou mesmo logicos no post que se segue. Em minha defesa, apenas posso afirmar, que o mesmo esta a ser redigido as 4:23 por alguem que se encontra mais pra la do que pra ca!
---
Fui hoje, (ou tera sido ontem?), conjuntamente com uns amigos, ver a noite dos publidevoradores (nome que eu acho que esta muito mal esgalhado, ainda por cima para o genero de evento a que se refere, mas pronto...) que teve lugar no iscte (que ao que parece e a sigla que completa - nstituto uperior de iencias do rabalho e da mpresa -, digo isto porque ha prai uns cromos que ñ se candidatam para la porque desconhecem deste facto, mas essa historia fica pra outras nupcias...).
---
Obviamente, o evento, esta construido para ser uma acçao de promoçao gigantesca, cujo publico alvo sao os jovens; com os promotores a demonstrarem e oferecerem os seus produtos e serviços. Uma das criticas que eu tenho a apontar, e o facto de, a sagres, ñ ter disponibilazado o seu material a custo zero tal como o fizeram a nescafe, maxmen, ou a coontrol!
---
A disco que foi montada num dos pavilhoes tambem deixava muito a desejar assemelhando-se em parte as festas de certas e determinadas faculdades ao alto da ajuda!
---
Quanto a exibiçao dos anuncios propriamente dita, o que eu posso dizer e que gostei bastante. E me dificil recordar todas as campanhas publicitarias que visionei mas recordo-me de uma sequencia de anuncios , penso que franceses, com uma mensagem anti-tabagista. O toque de interesse aqui era todos eles estarem realizados como se imaginados por grandes realizadores de cinema (recordo-me de ver a versao polansky, wim wenders, ou kusturica dum anuncio anti-tabaco). Surpreendentemente, estes anuncios, ñ tiveram grande aceitaçao por parte do publico presente.
---
Alias, muitos bons spots publicitarios, foram incompreendidos. No caso dos anuncios a oriente, o que levou a falta de interesse, pareceu-me que foi a falta de ligaçao emotiva a marca em questao(reparei que as pessoas tendem a ligar-se exponencialmente mais a 1anuncio a algo que lhes seja familiar, coca-cola, nike, vw do que a 1produto oriental desconhecido, cujo nome e irreproduzivel), assim como as diferenças culturais, que parecendo que ñ, se revelaram em algo tao simples e banal como um spot audiovisual.
---
Outro segmento que passou ao lado do publico, foram alguns anuncios do inicio e meados do secXX. Eu achei-os simplesmente deliciosos, pela inocencia, pela estetica, pela inovaçao. No campo destes anuncios ja com "barbas", o nosso cantinho a beira mar plantado, foi, nos anos 50/60, palco de alguns bastante interessantes, nomeadamente as campanhas da laranjinac, pasta medicinal couto ou restaurador olex(se ñ souberem do que se fala ñ deixem de fazer uma pesquisa rapida no yt e desfrutem destes classicos de outrora)
para o ano ha mais!
---
e agora, sem nada de maior importancia a acrescentar, me despeço de todos voces.
ate a proxima postadela
...

10 comentários:

Anónimo disse...

Publidevoradores:
N m parece de todo um mau nome para tal evento, quem lá foi, devora publicidade, caso contrario não aguentaria tanta hora de publicidade seguida…
Quanto ao local do evento só me pareceu apropriado mesmo pelo local em si, visto ser de grande dimensão, porque pelas razoes evocadas durante o evento por parte do animador, não foram razões que me convencessem a que o ISCTE fosse o melhor local para um evento de publicidade. É verdade que o ISCTE é um instituto que tem um curso de marketing, mas a ESCS tem um curso de publicidade e marketing, o que me parece uma razão mais lógica para receber o publidevoradores.

“…Obviamente, o evento, esta construído para ser uma acção de promoção gigantesca, cujo publico alvo são os jovens…”
Não me parece que este evento tivesse como público-alvo os jovens, mas sim profissionais da publicidade, jovens estudantes de marketing e publicidade, e interessados em conhecer o sistema publicitário não com olhos de consumidores, mas sim com os olhos de quem se interessa pela publicidade e pelo que ela representa. Não é só: porque é giro, vamos lá ver publicidade. O que me parece que foi o que não aconteceu nessa noite. A maioria das pessoas que estavam presentes, pareceu-me estarem como consumidores de marcas, e não foram capazes de analisar e interpretar o que se pretendia neste evento, e assim se justifica que não tenham compreendido as publicidades feitas antes da década de 90 ou as publicidades asiáticas.

“…Quanto a exibição dos anúncios propriamente dita, o que eu posso dizer e que gostei bastante. E me difícil recordar todas as campanhas publicitarias que visionei mas recordo-me de uma sequencia de anúncios, penso que franceses, com uma mensagem anti-tabagista….Surpreendentemente, estes anúncios, não tiveram grande aceitação por parte do publico presente…”
Talvez não seja assim tão surpreendente se conhecermos um pouco da evolução da publicidade, e realçando, que as pessoas que lá estavam não foram capazes de ver para alem da visão do consumidor.

“…Outro segmento que passou ao lado do público, foram alguns anúncios do início e meados do secXX. Eu achei-os simplesmente deliciosos, pela inocência, pela estética, pela inovação…”
Eu própria também achei um pouco chato e secante os anúncios dos anos 60, e se tal não acontecesse era porque algo estava errado, porque logicamente a publicidade evoluiu imenso ao longo de quase 50 anos, e na década de 60 a publicidade não era tão frequente como nos dias de hoje, e como não existia tanta quantidade e diversidade de publicidade, as pessoas viam e ouviam com atenção as publicidades. Mas hoje em dia, a publicidade massificou-se, sendo necessário encurtá-la para que os consumidores captem toda a mensagem que é transmitida, visto que a atenção despendida pelos telespectadores é pouca.

“…reparei que as pessoas tendem a ligar-se exponencialmente mais a 1anuncio a algo que lhes seja familiar, Coca-Cola, nike, vw do que a 1produto oriental desconhecido, cujo nome e irreproduzível…”
É a força da marca. Não é apenas pelos anúncios em si, mas sim, como podes ver que referiste, pela marca: Nike, Coca-Cola… (vw?)
As marcas referidas têm um património cultural universal que não se comparam a outras que foram apresentadas durante o publidevoradores, as pessoas têm tendência a reparar mais no que lhes diz algo. E já para não falar também no capital que estas detêm e que lhes permite fazerem publicidades muito mais atractivas, com meios tecnologicamente mais avançados, e que por isso captam mais a atenção dos espectadores.

Foi um comentário um pouco longo,lol,mas não resisti :P

Tony disse...

Eu lembro-me dos anuncios á pasta de dentes COUTO em k punham um homem a andar á roda com uma cadeira nos dentes! ixo ek era anuncio para estar ali.
PS:Monica escreve um livro não um coment!

pipo ou outro nome qualquer disse...

Bem o hugo a moniqueta mandou te ca um raspenete
isto no blog dela tinha sido censurado
curtia ter ido ver isso mas tu nucna dizes nada e normal

HBlugo disse...

sao opinioes...
PS: monica ñ escrevas 1livro, escreve +comments!

Anónimo disse...

Primeiro, o meu comentário ao post "PDLX07":

Pareceu-me que gostaste do Publidevoradores (?).. Ou terei interpretado mal? Tu és estranho, por isso, por vezes, é difícil decifrar o que queres dizer!

Segundo, a minha apreciação ao espectáculo em causa:

Sinceramente, esperava mais! Talvez por não ter a visão clínica e a mentalidade trabalhada como a da Mónica, que, provável e compreensivelmente, viu o evento com outros olhos! Por outro lado apreciei o ambiente e a companhia.. e não desgostei, de todo, as publicidade visionada!

Terceiro e último, o comentário ao comentário da Mónica (lol):

Nota-se que tens ido à ESCS para aprender alguma coisa! O teu discurso leva-me a pensar 2 coisas.. Ou foste copiar o que vem nos teus livros ou, de facto, como eu penso que seja o caso, estás num curso que consegue despertar em ti a vontade de aprender.. e consequência disso é desenvolveres essa visão acerca da questão aqui em causa! LOL

PROPS NIGGAS! xD
***

Anónimo disse...

uhuhuuhuhu,pronto tony,n fikes triste...kd eu escrever o livro eu deixo-te uma dedicatória...
=)

HBlugo disse...

esclarecimento a cat:
claro que adorei o evento[a excepçao do nome(parece que foi 1miudo de 3anos que se lembrou daquilo)]! as grandes criticas que eu faço sao a audiencia destes pseudo"publidevoradores" e a sua falta de tolerancia para com os anuncios que ñ faziam rir directamente!

moral da historia: 1bom anuncio ñ e so pa malta se rir 1bocado.

Anónimo disse...

Não concordo inteiramente ctg! Houve mt anúncio aplaudido k n era p rir!

Anónimo disse...

ya,houve mt bons anuncios k n faziam rir,e k foram aplaudidos, lembro-me de um dos primeiros, duma campanha anti-tabagista, em que a rapariga dava a sua bebida a outra rapariga k tava a fumar,e dps aparecia o slogan: eles vivem menos que nos.
adorei esse.

HBlugo disse...

oh! nem e desses que eu tou a falar! isso sao campanhas de serviço publico com uma mensagem social(se o publico ñ aplaudisse esses anuncios e que era mt mau!). Agora anuncios a cervejas/carros/bicicletas/classicos a plateia torcia-se toda nas cadeiras apesar de serem reclames excelentes!

mas pronto, sou eu que devo tar a falar chines! pelos vistos fui a 1espectaculo diferente do vosso!

por mim tinha-se ficado la ate ao fim da noitada...